terça-feira, 12 de agosto de 2008

Essa realidade pode não estar DiSTante de você...

Cazuza é considerado hoje um dos maiores poetas do rock nacional. Rebelde e lírico, sempre foi uma mistura interessante. Nasceu no Rio de Janeiro no dia 4 de abril de 1958 com o nome de Agenor Miranda de Araújo Neto, mas ficou conhecido nacionalmente por Cazuza.

Além de ser um cantor instigante, com sua atitude rebelde, assumidamente bissexual, aparecia o poeta. Um tipo de letras que falava de dores, de sofrimento, de paixões. Recheando ritmos como baladas, rocks juvenis e blues, essas letras causaram intenso impacto.




Em 85 Cazuza decide seguir a carreira solo. É uma nova fase para Cazuza. Seus shows são mais elaborados e o público reconhece seu valor. No entanto ele já sabia que estava doente. Um novo exame confirma o vírus da Aids. Em 87 foi para Boston, onde ficou dois meses, e começo o tratamento com AZT. Quando voltou, gravou o disco "Ideologia", onde falava de suas experiências com a perspectiva da morte e ainda tocava em assuntos relacionados a questões sociais do país. Estava madurando a sua carreira. O show "Ideologia", dirigido por Ney Matogrosso viaja por todo o país, vira um programa na Rede Globo e é gravado para ser transformado em um disco, "Cazuza ao vivo, o tempo não pára". Este disco vende mais de 560 mil cópias e é o registro dos maiores sucessos de sua carreira.


Apareceu na capa de uma revista semanal assumindo que estava com Aids. Foi um baque nacional. Era a primeira personalidade pública a assumir que estava doente. Talvez a proximidade com a morte o tenha levado a compor compulsivamente. Em 89 gravou o álbum duplo "Burguesia" que viria a ser seu último registro musical. Morreu no Rio de Janeiro, em 7 de julho de 1990, com 32 anos de idade.


A história de Cazuza é bastante conhecida, e serve como exemplo de uma personalidade famosa que sofreu com o vírus da AIDS. Como Renato Russo, e outras tantas pessoas que nem mesmo ouvimos falar. A realidade de ter uma Doença Sexualmente Transmissível não está distante de nós. Algumas delas têm tratamento, mas você prefere ser contaminado e então se tratar?
Faça melhor...

... PREVINA-SE!!!

3 comentários:

Unknown disse...

É galera como já diz aquele velho ditado:
Melhor previnir do que remediar !!

Parabens

Unknown disse...

Muito boa essa postagem como todas que vocês colocaram aqui.
Meninos, meus parabens que vocês merecem

Unknown disse...

DiSTa - Essa realidade não está distante.
Previnam-se, valeu?!